ARRASTE O MOUSE NA ROLAGEM


<<< rolagem filme >>> posicione e arraste o mouse
"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor." W.A. Mozart.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FAMA - PROJETO FACILITA O APRENDIZADO NA MATEMÁTICA à séries iniciais


FAMA - Projeto FACILITA O APRENDIZADO NA MATEMÁTICA à séries iniciais
Criatividade - arte - cidadania e educação!
Projeto Inovador e didático-pedagógico.
Elaborado pela escritora da Editora Vozes - Vilmabel Soares

Email: vilmabel@comexsystem.com.br

PROJETO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA

Disciplina: Matemática.
Professora de Matemática: Vilmabel Soares – Escritora da Editora Vozes, Educadora Brinquedista e arteterapeuta.

Carga Horária: 40 hs (20 encontros, dois encontros por semana, duração de dois meses e meio, duas horas cada encontro).

Objetivos: Trazer soluções imediatistas para as dificuldades de aprendizagem respectivas aos conteúdos de matemática, para os alunos das séries iniciais.

Facilitar aos alunos o aprendizado dos conteúdos de matemática possibilitando melhoria nas notas, viabilizando os alunos à aprovação por média.

Conteúdos Programáticos: Os conteúdos serão os mesmos dados pela professora regente de Matemática, em sala de aula.

Metodologia: Aulas práticas pedagógicas e vivenciais que trabalham com o melhoramento do desenvolvimento da criança nos aspectos: emocional, afetivo, social e racional.
São as seguintes técnicas trabalhadas:
1) Exercícios de concentração.
2) Aula-reforço de Matemática.
3) Exercícios de meditação, relaxamento e visualizações mentais.
4) Exercícios de criatividade, arte-educação e arte-terapia.
5) Brincadeiras, dinâmicas de grupo e jogos.
6) Exercícios práticos de crenças positivas motivacionais.
7) Metáforas Educativas.

Justificativa: O Projeto foi elaborado com o intuito de desmistificar o “bixo de 7 cabeças” da Matemática capacitando os alunos a terem um novo olhar e atitudes positivas frente as dificuldades  com o aprendizado dos conteúdos da disciplina de Matemática, viabilizando resultados positivos quantitativos (notas) e qualitativos (melhor desenvolvimento da criança nos aspectos: emocional, afetivo, social e racional).
Avaliação:
Qualitativo: Melhor desenvolvimento da criança nos aspectos: emocional, afetivo, social e racional.
Quantitativo: Melhoramento de notas.

Resultados: Relatório da facilitadora à psicopedagoga da Escola quanto a observação da tendência dos alunos a TDAH e dificuldades de sociabilidade relacionados à dificuldade de aprendizado na Matemática.

Bibliografia:
A Linguagem do Afeto – ANTUNES, Celso
Práticas Pedagógicas Vivenciais – SOARES, Vilmabel
Dinâmicas de Grupo e Jogos – SOARES, Vilmabel
Site www.golfim.com.br


Facilitadora: Vilmabel Soares – Professora de Matemática, formada pela FURG – Fundação Universidade do Rio Grande/RS.
Escritora da Editora vozes, autora dos livros:
1) “Práticas Pedagógicas Vivenciais – exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligência múltiplas e autoconhecimento.”
2) Dinâmicas de Grupo e Jogos – Psicodrama - Expressão Corporal – Criatividade -Meditação e Artes.
Educadora Brinquedista  sócia sob o no 6007 no ABBri.
Arteterapeuta em formação pelo INFAPA – Instituto da Família de Porto Alegre/RS.

Onde adquirir os livros? Nos links abaixo...
http://compare.buscape.com.br/praticas-pedagogicas-vivenciais-exercicios-para-trabalhar-valores-atitudes-afetividade-vilmabel-soares-8532639321.html

Vilmabel Soares